UM SONHO REAL
Vocacionado para a inovação, o Hospital São Lucas foi inaugurado em 1948 por um grupo de profissionais dispostos a trazer à nossa cidade um novo patamar na arte e na ciência da medicina.
Desde o início, o seu atendimento foi marcado pela integração entre as várias especialidades. Dentro desse avançado conceito, o paciente é visto de forma humanizada e não em compartimentos isolados, pois sabemos que é no seu todo que reside o equilíbrio que chamamos de saúde.
INOVAÇÕES
Entre as inúmeras iniciativas pioneiras do São Lucas podemos destacar, apenas como exemplos:
Um dos primeiros hospitais da região a integrar diversos serviços médicos em um só espaço
Hospital criado e construído por médicos para médicos.
ARQUITETURA
Desde a concepção de sua sede, situada estrategicamente entre os tradicionais bairros do Juvevê e do Cabral, em Curitiba, a inovação esteve presente.
Para concebê-la foi chamado o arquiteto Vilanova Artigas, um dos maiores do Brasil e do mundo. Considerado um marco da escola modernista em Curitiba, o prédio reúne, de forma harmoniosa, as necessidades de conforto, segurança e bem-estar de profissionais, pacientes e visitantes.
Entre suas características originais, podemos destacar a valorização da luminosidade natural, a total acessibilidade, a circulação de ar planejada, a disposição inteligente que favorece a integração dos diversos setores. Enfim, o São Lucas chegou mostrando o seu cartão de visitas, com uma sede que não era apenas mais um projeto, mas a materialização de uma nova forma de ver a saúde e sua integração na paisagem da cidade.
Nascido dessa vocação futurista, o São Lucas nunca deixou apagar essa chama inicial. De lá para cá, em seus mais de 74 anos, soube manter-se sempre na vanguarda não apenas da ciência médica, mas também na forma de se relacionar com a comunidade.